terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Guia de sobrevivência no Carnaval de Pernambuco

O Carnaval de Pernambuco é, sem dúvida, um dos melhores do Brasil. É tempo de gréia, alegria e festa, mas, como reza a Lei de Murphy, é também tempo de algumas aporrinhações. Para evitar essas broncas, aqui vão algumas dicas pra se divertir na folia de Momo em Recife e Olinda:

1. Ao encontrar algum bloco que possui boneco gigante, preste atenção nas mãos do boneco pro mode não levar uma mãozada no quengo.
Embora o efeito do álcool se vá logo após a chapuletada, não é, obviamente, uma sensação agradável.

2. Se você escutar alguém gritando "Madeeeeeeeeeeeeeeeeira", não se assuste, pois ninguém vai ficar derrubando árvore em pleno Carnaval.
É apenas algum bloco ou banda cantando o hino do bloco "Madeira do Rosarinho", o qual você vai escutar umas 14.889 vezes por dia.
Até a quarta-feira de cinzas, você saberá a letra de cor.

3. Não se incomode se, ao seguir um bloco, a bandinha tocar sempre as mesmas músicas. Também não se incomode, se, ao seguir próximo bloco
que passar, a banda deste tocar as mesmas músicas que o bloco anterior tocou. O Carnaval de Pernambuco é assim mesmo, é tradição.
É a época do ano que os pernambucanos se reúnem pra ouvir as mesmas dez músicas de sempre.

4. Nem pergunte qual é o frevo novo que é a sensação deste ano. Faz tempo que isso não existe em Pernambuco. E nem invente de perguntar qual
é a dança da moda. Você corre o risco de apanhar.

5. Nunca entre em discussão com algum pernambucano sobre qual é o melhor Carnaval dentre o baiano, o pernambucano e o carioca. Vocês nunca vão chegar a conclusão alguma.



6. Nunca pergunte pra onde um bloco está indo. Siga-o apenas. Nunca se sabe onde um bloco vai parar.

7. Em Olinda, não se desespere se você passar horas e horas sem ver passar algum bloco de Carnaval. O bom do Carnaval olindense é a espera.

8. Não leve carteira, relógio, telefone celular e outros pertences pra o meio da folia. O Bloco do Arrastão desfila todos os dias e a qualquer hora.

9. Se você for homem, não fique constragido em mijar no meio da rua quando der vontade. Se assim não o fizer, vai acabar mijando nas caçolas
se tentar achar um banheiro. Se você for mulher, trate logo de achar um banheiro público e entrar na fila duas horas antes de chegar a vontade de falar com o homem do bocão.

10. No Carnaval de Olinda, se você for uma mulher bonita, correrá o risco de, sem o seu consentimento, ser agarrada, beijada, apalpada e outras coisas terminadas em "ada". Se você for homem e tiver uma namorada gatinha, nem passe perto da cidade alta. Mas, se você for uma mulher feia,
é hora de aproveitar e tirar o atraso acumulado. Pois, em Olinda, vale o velho ditado: "não existe mulher feia; você é que bebeu pouco".
Vai que é tua, baranga!

11. Outro ditado que vale no Carnaval: cú de bêbo não tem dono. Assim, vale mais usar o outro ditado "quem tem cú, tem medo" na hora de beber.

12. Não saia cedinho de casa pra ver o desfile do Galo de Madrugada. Este bloco não desfila e nem nunca desfilou de madrugada.

13. Em Olinda, depois de tomar todas, nunca tente subir a Ladeira da Sé à pé. Álcool só é combustível pra automóvel.

14. Se você for pra folia de carro, prepare-se para pagar antecipadamente 10 reais ao flanelinha pra deixar o carro na rua. Além disso, prepare pra enfrentar engarrafamentos homéricos.

15. Não fique constrangido se você estiver no meio de um bloco "lírico" e não souber o que porra é lirismo. Também não fique sem jeito se o bloco
for um do tipo "bloco-de-saudade-de-velhos-carnavais" e você não estiver sentido saudade alguma. Metade dos participantes desses blocos também
não sentem porra de saudade nenhuma.

16. Se você for alérgico a mofo, passe longe dos "blocos-de-saudade-de-velhos-carnavais".

17. No meio desses "blocos-de-saudade-de-velhos-carnavais", finja que sabe quem é Felinto, Pedro Salgado, Pierre, Fenelon e o velho Edgar Moraes.
Assim, você se enturmará mais rápido com o pessoal. Se, por curiosidade, você perguntar quem são esses caras, provavelmente vai receber como
resposta um constrangido "não sei".

18. Não há problema algum em não saber dançar frevo. 99% dos pernambucanos não sabem fazer o passo

------------------------------------
Esse guia é de autoria de Fábio Barros, o repóter Bacurau. É de 2006, mas continua super atual.

Minha carne é de carnaval O meu coração é igual ♪
(Novos Baianos)

9 comentários:

  1. Eu particularmente não sei fazer o passo, e jah fui agarrada no carnaval, vou cedo pro galo, nunca fui pra Olinda, e num conheço nenhum desses porra!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    euri!

    boas dicas e muito válidas para os que nao conhecem o carnaval...eu ja sou da FOLIA!!!!

    ResponderExcluir
  3. ..boas dicas, pricipalmente para os "iniciados" e os "forasteiros".
    o/
    ps> acho que só faltou explicar para quem gosta das ladeiras de Olinda..o que é Axé de fala
    detalhe: não é um novo ritmo da bahia!

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que axé de fala é algo relacionado a candomblé mas não fiz o link com o carnaval de Olinda. Você se habilita a nos explicar, Saruê?
    :)

    ResponderExcluir
  5. ..não,não é algo relacionado ao candoblé não meu anjo! é apenas uma bebida alcoólica vendida em Olinda..é possível encontrá-la no patio de são pedro tb em noites de terça negra.

    ResponderExcluir
  6. Vixe Maria que confusão do satanás por causa de uma macumbinha besta!
    Vamos fingir que axé de fala é invenção da Claudia Leitte e banda.
    Nome complicado hein, querido?

    ResponderExcluir
  7. Pois eu conhecia axé de fala como algo que permite que a entidade fale, uma espécie de ritual. Valeu pela dica, Suerê.
    =*
    p.s.: devia ter feito as aulas de digitação

    ResponderExcluir
  8. Bom mesmo é o Pau do Índio....alguém já provou ai e gostou? Tem que gostar de coisas fortes! kkkkkk

    ResponderExcluir