quarta-feira, 13 de maio de 2009

Joaninhas

Definição (segundo Wikipédia, enciclopédia de ninguém):

Joaninha é o nome popular de um inseto da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias. Seus ovos eclodem em 1 semana e seu estágio larval é de 3 semanas. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insectos. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.

Que coisa mais seca!!! Prefiro meu jeito de falar delas:

Joaninha: inseto muito bonitinho, nas eu acho que é uma "inseta" por causa do nome. É um dos bichinhos que eu mais gosto apesar de não gostar de animal algum. Eu também gosto de soldadinho, um inseto que parece uma borboletinha monocromática. A primeira vez que vi uma joaninha foi tão mágico porque até então eu só conhecia de desenho animado e estampa de roupa infantil. Eu achei a coisa mais linda do mundo. Na época eu tinha uns 10 anos e pensava que joaninha era algo como fada ou gnomo. Naquele dia passei a tarde contemplando a minha descoberta. Eu sou muita besta (essa é a palavra) pra certas coisas, como joaninha e estrela-cadente. Vou parar por aqui. Até a próxima.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história da joaninha e não sabia que existiam tanta espécie delas na natureza elas sem sombra de dúvidas são muito lindas eu também fico encantado com elas!bjos pra ti

    ResponderExcluir
  3. A JOANINHAA É MT LINDA E NÓS SOMOS MT BESTAS!!

    ResponderExcluir